terça-feira, 3 de março de 2009

O que é a Epilepsia?

Epilepsia é uma alteração na actividade eléctrica do cérebro, temporária e reversível, que produz manifestações motoras, sensitivas, sensoriais, psíquicas ou neurovegetativas (disritmia cerebral paroxística). Para ser considerada epilepsia, deve ser excluída a convulsão causada por febre, drogas ou distúrbios metabólicos, já que são classificadas diferentemente.

Como agir em caso de ataque epiléptico
• Proteja a cabeça da vítima com um travesseiro ou pano (para que ela não se machuque enquanto se debate) e afrouxe-lhe a roupa.
• A vítima poderá morder a própria língua, mas não irá engoli-la. Por isso, não coloque objectos nam sua boca nem tente puxar a língua para fora.
• Deixe a vítima debater-se livremente. Coloque-a deitada em posição lateral para que a saliva escorra e o paciente não engasgue.
• Mantenha-a em repouso, cessada a convulsão. Deixe-a dormir.
• Nas convulsões infantis por febre alta, deite a criança envolta de uma toalha húmida.
• Procure ajuda médica se:
A pessoa se feriu
A crise dura mais do que o normal para aquela pessoa (se não se souber a duração normal da crise para a pessoa em questão, tomar como limite cinco minutos)
(Procure sempre ajuda médica, pois não se sabe bem quais as consequências da convulsão, pode haver danos neurológicos)
Factores que podem desencadear crises epilépticas
Mudanças súbitas da intensidade luminosa ou luzes a piscar (algumas pessoas têm ataques quando vêem televisão, jogam no computador ou frequentam discotecas)
Privação de sono
Ingestão alcoólica
Febre
Ansiedade
Cansaço
Algumas drogas e medicamentos

Nenhum comentário: