terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Sufocação


Tudo o que penetre na traqueia, em vez de passar para o esófago, deve ser expelido com a máxima brevidade.

Se a vítima estiver consciente

1º-Tire-lhe da boca a comida ou a dentadura postiça. (Não tente localizar o objecto com os dedos) Mande a vítima tossir Talvez isso baste para desalojar o corpo estranho.

2º-Se isso não resultar, ajude a vítima a curvar-se até a cabeça ficar a um nível mais baixo que o tórax. A vítima pode estar sentada ou de pé. Dê-lhe entre uma e quatro pancadas secas entre as omoplatas com a palma da mão. Cada palmada deverá ser suficientemente forte para desalojar o corpo estranho.

3º-Se a vítima ainda não conseguir respirar, coloque-se de pé ou de joelhos atrás dela. Cerre um dos punhos e encoste-o, com o polegar apontado para dentro, entre o umbigo e a base do esterno.
4º-Segure o punho com a outra mão e puxe ambas para si com um rápido movimento dos cotovelos para dentro e para cima. Deste modo, comprime a parte superior do abdómen contra a base dos pulmões, contribuindo para expulsar o resto do ar e forçar a saída do corpo causador da obstrução. Repita até quatro vezes. Cada puxão deve ser suficientemente forte para impulsionar o corpo estranho.

Um comentário:

Clube de Saúde E. S Penafiel disse...

Trabalho realizado por alunas do 10º G: Letícia Sousa, Paula Lopes, Bruna Duarte e Joana Moreira.
Bibliografia: http://sweet.ua.pt/~helder/sos/